www.bsgi.com.br

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O portal do Dragão

Nitiren Daishonin aos 57 anos escreveu uma carta com o título "O portal do Gragão" a seu jovem discípulo Nanjo Tokimitsu, em 6 de novembro de 1279. Tokimitsu tinha apenas 21 anos e lutava  para proteger seus companheiros da Perseguição Atsuhara. Esta perseguição foi uma série de intimadações e atos de violência digiridos contra os seguidores do Buda Nitiren Daishonin na vila de Atsuhara, distrito Fuji, em 1275 até meados de 1283. 

Numa demonstração de coragem, Tokimitsu protegeu e abrigou vários deles em sua própria residência. Isso fez com que as autoridades governamentais adorassem diversas sanções como pesadas taxas contra ele. Consequentemente Tokimitsu mal podia manter o cavalo e oferecer a sua família roupa adequada.

O portal do Dragão é uma cachoeira lendária da China. Algumas fontes afirmam que se localiza no trecho superior ou médio do rio Amarelo. Daishonin escreve na carta esta  lenda que diz que as carpas que conseguissem subir a cachoeira se transformavam em dragões. A força da correnteza era tão intensa que nenhuma carpa conseguia subir e chegar ao topo da cachoeira. Além desta dificuldade, as carpas tinham que superar as aves de rapina e os pescadores ficavam a espreita em ambas as margens. Somente uma carpa capaz de superar tantos impedimentos e chegar rio acima podia se tranformar em dragão com o poder de controlar  a chuva, os trovões e as tormentas. Esta história é mencionada no clássico livro chinês Dinastia Han Posterior.



Do mesmo modo, a vida dos que se dedicam à realização do Kossen-rufu se tornará una com o estado de Buda do Universo e repetirá eternamente o ciclo de nascimento e morte nesse estado indestrutível. Além disso, renascerão sempre para cumprir a suprema missão do Kossen-rufu no lugar e nas circunstâncias que escolheram.

O Sr. Toda diz: "O budismo se manifesta na sociedade e a fé, em nossa vida diária. Todos os aspectos da vida humana se desvelam de acordo com as funções da Lei Mística, a Lei fundamental do Universo. Todos os princípios para manter a fé, ser bem-sucedido no trabalho, ter uma vida feliz e criar a paz, a harmonia e a prosperidade para todas as pessoas são, basicamente, governadas pela Lei Mística. Quando manifestamos  a vigorosa energia vital do estado de Buda proveniente de nosso interior por meio da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, conseguimos manifestar a coragem para avançar, a sabedoria para triunfar e a benevolência para incentrivar e apoiar os outros.






2 comentários:

  1. LEgal eu tambem sou membro da BSGI e sou muito grata a tudo que essa maravilhosa organização e maravilhosa filosofia de vida me proporciona !

    ResponderExcluir
  2. Também tenho muita gratidão! O tempo e os desafios da vida nos fortalece e renova a decisão por seguir este caminho iluminado.

    ResponderExcluir