www.bsgi.com.br

sábado, 26 de junho de 2010

Não há noite que não amanheça

O presidente Ikeda incentiva seus discípulos olhando fixamente com máxima força e bradando: "Kibô!" (esperança). A rajada de convicção deixa claro que esperança é jamais desanimar, reunir forças de onde parece não haver e orar ao Gohonzon com forte fé tendo a mente serena e o coração cheio de coragem.

O rei Alexandre, o Grande, preparou-se demoradamente e organizou sua partida para o Oriente e para o mundo. O jovem grande rei distribuiu todos os seus tesouros dizendo:

- Concedo tudo isto a vocês. Portanto, sigam-me tranqulamente sem nenhum receio!

Um dos súditos, estranhando essa atitude disse que seu cofre ficaria vazio e lhe perguntou sobre o pretendia fazer.

O rei Alexandre, sorrindo, respondeu-lhe: "Minha maior riqueza está guardada cuidadosamente ao alcance de minhas mãos. Meu tesouro secreto e mais precioso chama-se "esperança"".

Se possuir esperança, tudo pode ser alcançado e conquistado.

O poeta inglês Percy Bysshe Shelley disse: "Se o inverno chegou, a primavera não está distante". E o espanhol Miguel de Cervantes Saadreva escreveu:

 " Não há noite que não amanheça".
 "O inverno infalivelmente se torna primavera" e
 "Enquanto houver vida, haverá esperança".

Esperança é vida e desesperança é morte. Esperança é vitória e desistência é derrota.

Até nosso sistema imunológico depende da esperança para se fortalecer. Não é apenas  oferecer algum conforto espiritual, mas uma luta de vida ou morte para despertar todas as forçar e recursos inerente no nosso corpo.  O sistema imunológico torna-se mais ativo e forte quando as pessoas pensam em algo maravilhoso.

Alegar que não consegue fazer mais nada ou chegou no limite de sua capacidade é mera desculpa para justificar o próprio fracasso. Mesmo nessa codição, é preciso sustentar a esperança para mudar  a situação e abrir um novo caminho para o próprio desenvolvimento.

O mês de Julho é o meu aniversário e foi também um mês muito significativo para Nitiren Daishonin que escreveu a Tese sobre o Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação. Também nesse mês os presidentes Makiguti e Toda foram detidos, como tambem Ikeda. Mas foi também em Julho que Toda e Ikeda saíram da prisão.



Toda disse no ano novo de 1957 quando estava na prisão: "Ao observarmos a vida dos grandes homens do passado, notamos que eles jamais foram derrotados pela advesidades e intempéries da vida, e defenderam altivamente a esperança, que para os mortais comuns parecia ser um sonho impossível.  Eles viveram sustentando sempre a esperança, sem retroceder um passo sequer.

A esperança é um alicerce para a felicidade da humanidade. E eles tinham plena convicção disso.

Nitiren alcançou a percepção do grandioso princípio filosófico que permeia todo o Universo aos 32 anos e manteve sempre acesa a chama da esperança e de seus sonhos da juventudade até o momento da sua morte, aos 61 anos. Sua vida foi uma majestosa obra em prol da felicidade de toda humanidade.

Num momento em que sua vida estava em risco, na perseguição de Tatsunokuti e ao Exíllio da Ilha de Sado que Nitiren revelou o Gohonzon pela primeira vez. Neste local desesperador que não transmitia a mínima esperança, ele concede a maior das esperanças da humanidade.

"Eu, Nitiren, inscrevi minha vida em sumi." (END, vol.I, pág. 276). Daishonin incorporou no Gohonzon todo seu espírito de lutar pelo Kossen-rufu.  Aqueles que deixam de lado a fé no Kossen-rufu não conseguem a verdadeira fusão da sua vida com o Gohonzon.

No Gohonzon se encontra a manifestação do estado de Buda. Não servirá para nada se as pessoas não praticarem corretamente com o desejo do Kossen-rufu no coração.

O escritor Vitor Hugo também foi exilado por uma falsa acusação. Ele diz: " Meu princípio é avançar sempre. Se Deus desejasse o retrocesso do homem, teria cololcado um olho na parte de trás da cabeça".

Quando os líderes atuam com a disposição, todos em sua volta sentem-se encorajados e rendem-lhes plena confiança. Por isso, cuidem bem da saúde, procurem repousar durante a notie para não acumular cansaço e aumentem cada vez mais o vigor em sua vida. O budismo é o ensino mais adequando para a época atual.

O século 21 aguarda com expectativa o nosso  desenvolvimento e a ascensão desse "sol da esperança" que vamos fazer surgir.

Seja onde estiverem, estaremos sempre orando pela boa saúde, longa vida e felicidade de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário