www.bsgi.com.br

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Carta direcionanda a um membro estimado

Li umas coisas muito interessantes no BS do dia 15/05/10 e gostaria de compartilhar contigo as palavras do nosso mestre presidente Daisaku Ikeda:

“O budismo de Nitiren Daishonin é a filosofia da vitória. Nos permite vencer a nossas fraquezas, vencer na vida pessoal e triunfar sobre as iniqüidades e as injustiças, e assim seguir pelo nobre caminho da verdade e da felicidade.



Numa obra de Nitiren chamada de “Retribuição das dívidas de gratidão” afirma que nem uma só pessoa no mundo recitou NAM-MYOHO-RENGUE-KYO durante os 2225 anos após o falecimento de Sakyamuni. Somente Nitiren Daishonin, tinha recitado o Daimoku repetidas vezes sem poupar a sua voz.



Daishonin tinha um mestre chamado Dozen-bo quando entrou no sacerdócio aos doze anos. Quando soube da sua morte escreveu uma carta como expressão de gratidão e enviou a um discípulo Mimbu Niko para lê-la diante do túmulo do seu mestre. E nela dizia que as pessoas que praticam o budismo devem retribuir os débitos de gratidão aos pais, aos mestres e aos três tesouros do budismo. Salienta também que para se quitar o débito de gratidão, uma pessoa deve compreender a verdade exposta no budismo e atingir a iluminação. Para alcançar tal propósito, o praticante deve dedicar-se com determinação e de forma correta a prática da fé. E conclui que somente o Sutra de Lótus ensina a suprema verdade e a revela como NAM-MYOHO-RENGUE-KYO.



Depois da morte de Sakyamuni, durante os mais de dois mil anos, ninguém foi capaz de revelar a lei de NAM-MYOHO-RENGUE-KYO. Somente Daishonin teve a grande benevolência de revelá-lo embora estivesse consciente de que arriscaria a própria vida. Portanto, todos os praticantes têm para com ele um débito de gratidão. A frase “ Somente Daishonin” indica o espírito de levantar-se só, ou seja assumir a responsabilidade por tudo, sem transferi-la para outros. É o espírito que substancia a atuação dos membros da SGI no esforço para a felicidade de si e companheiros.



Se hoje praticamos o budismo, foi devido ao movimento do Kossen-rufu que iniciou-se com o Nitiren Daishonin. Portanto devemos ensinar o budismo com o espírito de benevolência e é também a forma mais nobre de retribuir com gratidão a Nitiren Daishonin.



Devemos ter harmonia com a comunidade de praticantes e a dedicação do Kossen-rufu. Menosprezar a Soka Gakkai é o mesmo que menosprezar o Gohonzon e Daishonin. Estimar a Sokka Gakkai é o mesmo que proteger o Budismo de Nitiren Daishonin. E aqueles que agem assim receberão proteção das divindades celestiais – as forças positivas do Universo.



Grande abraço de quem te estima muito,

Ale


Nenhum comentário:

Postar um comentário