www.bsgi.com.br

terça-feira, 29 de junho de 2010

A arte de transformar o negativo em positivo

O budismo ensina você a utilizar todas as circuntâncias como matéria-prima para a felicidade absoluta

O objetivo da prática do Budismo de Nitiren é a transformação da própria vida, de maneira efetiva a realidade: transformar o negativo em positivo.

É muito dificil por si só conseguir esperança ou motivação para seguir em frente. O Buda Nitiren Daishonin percebeu que as pessoas podem transformar a vida, ou seja, transformar o veneno em remédio e fazer com que os desejos mundanos conduzam à iluminação.

O mundo está repleto de coisas negativas geradas pelas pessoas, pensamentos, sensações, circuntâncias, etc. Então use-as como matéria-prima para a sua revolução humana! Ao invés de lutar e se debater inutilmente contra as situações negativas que atrapalham a felicidade, passe a fazer com que o negativo seja o combustível para a felicidade.

A recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, aliada a uma postura mental correta, faz toda e qualquer circunstância negativa ser transformada imediatamente em positiva. A alegria nasce em meio à realidade em que se vive, aqui e agora. Tudo passa ser motivo de alegria: esse é o benefício da iluminação.

A postura que deve adotar é assumir as rédeas da vida, enfrentar e transformar os sofrimentos pela raiz e de uma só vez, ou seja, transformar a causa fundamental do sofrimento. A maravilha da recitação do Daimoku  está justamente em fazer daquilo que seria a causa de uma intensa angústia, o combustível para uma grande sensação de alegria, plenitude e satisfação.

Quando estamos satisfeitos conseguimos sentir felicidade:  despertar todas as manhãs com a sensação de bem-estar físico, ter um bom apetite, desfrutar o que fazemos diariamente, não sentir angústia ou aflição, etc. Viver deste modo é iluminação. Portanto, o estado de iluminação não é algo fora do comum.

O mundo em que vivemos é a terra da infelicidade incompleta, dos desejos não realizados. E este "descontentamento descontente" acaba se tornando normal. A prática do budismo muda a maneira de encarar esses desejos, ou seja, deixam de ser "desejos mundanos" e passar a ser "desejos mundanos transformados em iluminação".

Não há oração sem resposta. Encha-se de coragem e da certeza de que sua oração será, sem falta, respondida. O presidente Ikeda explica: "É essencial que tenhamos uma atitude mental ou o pensamento firmemente concentrado quando recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo. [...] Nossas orações somente podem ser concretizadas quando convertemos desejos vagos e difusos em determinações concretas e recitamos Daimoku com a convicção de que, sem falta, atingiremos aquilo que almejamos" (Sobre Atingir o Estado de Buda nesta Existência,  explanação de Daisaku Ikeda, pág. 44).

Ao culpar outras pessoas ou as circuntâncias, estamos evitando o desafio de enfrentar nossa própria ignorância ou escuridão. Ou seja, estamos buscando a iluminação fora de nós mesmos. Quando decidimos mudar nós próprios num nível fundamental, começamos a melhorar  nossas circunstâncias.

Quando enfrentamos algum problema ou sofrimento e ativamos a sabedoria que nos permite solucioná-lo, muitas das vezes, sem perceber, experimentamos um estado de imensa alegria. Uma poderosa energia vital transborda e avaliamos tudo o que está acontecendo de uma perspectiva mais elevada.



Imagine uma fogueira. A lenha são os desejos mundanos e a luz produzida pela chama da felicidade penetra e ilumina toda a nossa vida. Por meio do Daimoku, nós queimamos a lenha de nossos desejos, convertendo-os em luz que iluminará nossa realidade. Portanto, quanto maior os problemas, maior será a felicidade. "O maior sofrimento torna-se a maior alegria" (Juventude - Sonhos e Esperanças, vol. 2, pág. 132.) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário