www.bsgi.com.br

domingo, 1 de agosto de 2010

Relato de Experiência Julho de 2010

Boa Tarde a todos,
Minha concessão do Gohonzon ocorreu no dia 26/11/2006 e farei meu relato de experiência da prática de budista.
Como todas as pessoas em geral que conhece e procura a filosofia budista; eu tinha diversos problemas e convivia com eles de acordo com minhas possibilidades. Estava insatisfeita com a religião que eu tinha na época devido alguns tabus impostos que não estavam de acordo com a realidade e o mundo atual que vivemos e seu passado histórico. Foi ai que aceitei um convite da minha madrinha em participar de uma reunião de palestra da BSGI.
Apesar de não compreender muitos conceitos decidi participar das reuniões de bloco, e descobri que eu não só poderia cuidar da minha alma como também poderia obter muitos benefícios e mudar a minha vida. Aí me despertou mais interesse..rs.. porque poderia ter retornos concretos!
Demorei a compreender o real sentido da palavra benefício. Achei que era apenas a realização dos objetivos materiais. Mas só depois de alguns anos de prática entendi que benefício é viver plena e satisfatoriamente sob quaisquer circunstâncias. O verdadeiro benefício é a purificação e a mudança no âmago da vida.
É natural do ser humano esforçar-se para ter uma vida melhor (pessoal, profissional, familiar, financeira). Havia me separado recentemente de um relacionamento de 10 anos e meio e sempre fui dependente do meu parceiro em tudo. Estava insatisfeita onde eu morava devido a poluição, prostituição, drogas que meu bairro proporcionada. Mas ao mesmo tempo não acreditava que eu poderia mudar esta realidade sozinha.
Ao participar das reuniões fiquei encorajada em financiar um apartamento e fiz muito daimoku para conseguir pagar as prestações. Sempre fui alertada dos problemas que eu poderia ter com estes grandes desafios. O que era beneficio acabou virando em algo negativo na minha vida. O encanto se quebra quando o benefício gera insatisfação, ansiedade ou sofrimento e consequentemente a revolução humana não acontece. Comecei a me preocupar demais e tive problemas com alguns aproveitadores de sonhos da casa própria. Minha energia vital foi se esvaindo, acabei me afastando da prática e conseqüentemente mais problemas estavam surgindo e se tornando mais críticos. A autoestima estava baixa e cada vez mais ficava difícil de superá-los.
Decidi eliminar todos estes sofrimentos de não ter tais coisas neste momento e desejava gerar uma satisfação pelo simples fato de estar viva e lutando por essas questões, para então, ser a causa da minha conquista em todos os níveis: aluguei o tão almejado apartamento e vim morar aqui na Mooca, do lado do meu trabalho. No inicio foi muito difícil a adaptação, mas depois obtive benefícios que valem mais que qualquer pedra preciosa:
• Obtive muito mais qualidade de vida: estou dormindo mais e não preciso sair de casa correndo para chegar no trabalho;
• Não sou mais levada pelo impulso ilusório e gasto com minhas economias com muito mais sabedoria;
• Consegui conciliar minha prática budista e minha vida partícular;
• fortaleci minha imunidade, parei de tomar remédios, me curei de uma DTS e uma coriza que vinha me acompanhando anos;
• superei uma fase de demissão no meu trabalho, problemas de relacionamento com alguns colegas no trabalho e consegui mudar para uma outra área onde fui muito bem recepcionada e as pessoas estão num estado de vida superior;
• voltei a estudar e estou conseguindo ler as bibliografias recomendadas pelo presidente Ikeda;
• consegui alugar meu apartamento para uma pessoa boa;
• harmonia familiar e saúde dos meus pais e
• proteção diária das funções protetoras do Universo.
Com todas estas experiências a prática budista me proporcionou grande valor interno como coragem, alegria e satisfação. Todos os apectos externos mudam naturalmente quando se gera uma energia vital internamente. O presidente Ikeda diz numa frase:
“A questão principal é: uma ação positiva possui um benéfico inerente. O benefício não é absolutamente algo que vem de fora. Ele surge de dentro de nossa própria vida; manifesta-se por nossas ações. O benéfico jorra como água de uma fonte. É isso que significa benefício.”
Ter ou não ter acaba não fazendo diferença para a felicidade no nível fudamental. O melhor é assumir o que se deseja e praticar despretensiosamente o budismo visando a criar um forte eu. Aí, naturalmente os caminhos para a conquista efetiva estarão abertos. Temos que reconhecer claramente a maldade e o sofrimento e lutar para superá-los.
Quero terminar meu relato com uma frase do mestre: “O poder supremo do Nam-myoho-rengue-kyo nos capacita a transformar qualquer impulso ilusório, carma negativo e sofrimento em estado de Buda, sabedoria e benefício.”
Muito obrigada!!!!

2 comentários:

  1. Linda história, me fez querer retornar a prática. Continue firma no budismo.

    Felicidades!!!

    Nam-myohô-renguê-kyô

    ResponderExcluir