www.bsgi.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Nam" - Experimentando a felicidade absoluta no cotidiano

A prática correta do Nam-myoho-rengue-kyo estabelece um estado no qual nossa vida permeia todo o Universo

"Nam" [de Nam-myoho-rengue-kyo] é entrar em sintonia com o Universo por meio da integração completa da prática individual com a prática altruística, em outras palavras, é a devoção da vida buscando a felicidade individual e coletiva.

Devotar é o ponto cêntrico (essencial) da nossa vida, ou seja, quando nos empenhamos, dedicamos e consagramos nossa vida. Pode-se devotar a vida de varias formas que possa trazer a felicidade ou a infelicidade: ao trabalho, ao amor de alguém, etc. Já no budismo garante e explica uma intensa alegria de viver e benefícios incalculáveis quando esta devoção (Nam) está direcionada a Lei Mística.

Mas esta devoção não é sinonimo de esforço. É algo mais profundo: é em que sua vida está baseada. Por exemplo: se o meu objetivo de devoção for o trabalho, estarei feliz enquanto estiver empregado. Perdê-lo gerará infelicidade. Porém se a devoção for à Lei Mística, indepedentemente do que ocorra, estarei sempre iluminado e, portanto, apto a reverter qualquer situação.

A mais suprema forma de devoção é ter a Lei Mística como eixo. Porque a Lei é imutável, eterna e nos conduz diretamente a uma condição iluminada, na qual nada abala nossa felicidade. Cultivar um estado de felicidade que não depende de nenhuma circunstância externa.

Tudo na vida é transitório e depende de vários fatores. Por isso, nem sempre as situações acontecem da maneira como gostaríamos. O "Nam" une a nossa vida com a Lei e permite que sejamos capazes de agir de acordo com o fluxo da vida.



Não confundam: não é autossacrifício, mas o estado de espírito que motiva esse tipo de devoção, ou seja, um estado de paz e serenidade, um estado totalmente livre do medo. É uma sensação tão expansiva como um claro e límpido céu azul, uma plenitude de esperança, alegria e satisfação, um estado de ser absolutamente livre e sincero consigo mesmo. (Nova Revolução Humana, vol.6, pág. 213).  

"A devoção à Lei Mística significa superar o seu "ser inferior", aquele ego que vem sendo conduzido e rodeado por todos os tipos de mesquinhez e desejos mundanos. Isso significa voltar-se para o "ser superior" tão vasto quanto o cosmos. Esse processo chama-se revolução humana." (Ibidem).

Nitiren Daishoni diz que a mente de uma pessoa é como a água. Uma fé fraca é como a água lamacenta, mas uma fé resoluta é como uma água límpida (END, vol. 6, pág. 95.)

As entidades celestes não moverão em resposta à fé de uma pessoa que é covarde, que tem ciúmes das outras, que reclama, ou que está sempre tramando algo. (Brasil Seikyo, edição nº 1272, 14 de maio de 1994, pág.4.)

Todos os dias, surgem coisas que não gostamos ou que nos aborrecem. Casais podem brigar. Pode haver divórcio e a consequente tristeza. Mas a fé é a "máquina" que nos possibilita transformar nossos problemas em felicidade, o sofrimento em alegria, a ansiedade em esperança e a preocupação em tranquilidade. (Ibidem.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário