www.bsgi.com.br

domingo, 1 de agosto de 2010

Myoho - o real significado de 'místico'

A Lei é 'Mística' porque transforma completamente o sofrimento em felicidade absoluta. Para usufruir da "alegria proveniente da Lei", é preciso "recitar na certeza!" o Nam-myoho-rengue-kyo

A palavra myoho literalmente significa Lei Mística. Myo é a Lei básica da vida. Ho é a quantidade dessa Lei, ou seja, é uma Lei "Mística". O termo "místico" utilizado no Budismo de Nitiren não deve assumir um signficado de oculto, mágico, secreto ou transcendental. Místico é a descrição, a qualidade, o adjetivo da Lei fundamental do Universo. Místico também significa muito bom, excelente, perfeito. Para definir uma Lei tão profunda, espetacular e completa, o budismo a chama de mística! É como se dissesse: "Que lei sensacional, é uma lei 'mística!'"

O Buda Nitiren Daishonin esclarece sobre este ponto: 'Qual é, então, o significado de myo? Myo é simplesmente a misteriosa natureza de nossa vida a cada instante, que a mente não consegue compreender e que pode ser expressa em palavras'. (Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol. 1, págs. 4 e 5.)

Myoho trata exatamente da maneira como você e todas as pessoas podem manifestar o estado de Buda. Isso é mistíco porque não tem explicações ou formulas racionais uma vez que cada um é diferente.

Mas ao mesmo tempo ela é perfeita: tem o poder de fazer qualquer ser humano que se ligue a ela atingir o estado de Buda, independentemente da circunstância em que se encontre no momento. Recitar o Nam-myoho-rengue-kyo com fé determinada, firme, ativa, audaz, corajosa e decidida  conecta você diretamente com a Lei, gerando a maior alegria que um ser humano pode experimentar.

O presidente Toda observou: 'As pessoas falam de poderes místicos como uma capacidade de voar sobre as nuvens ou coisas absurdas desse tipo. Mas os poderes místicos aos quais nos referimos são muito superiores. O segredo e os poderes místicos do Nam-myoho-rengue-kyo conduzem todas as pessoas à felicidade. Nos preocupamos com os poderes místicos que possibilitam às pessoas comuns tornarem-se budas'. (preleção do Capítulos Hoben e Juryo, pág. 158)

Sakyamuni esclaresse quando o rei Ajase peguntou-lhe qual a diferença entre o budismo e o bramanismo, e ele respondeu:' Meu ensino adverte que uma pessoa não deve deixar-se levar por estranhas magias com fogos ou por práticas para prever o futuro a partir dos sons emitidos pelos animais'.

Em termos de postura na fé, essa tendência ao ceticismo de considerar a natureza de Buda como um ideial muito bom, mas que não muda a realidade se manifesta como uma oração fraca, vaga e sem convicção. Se nossa fé for desprovida de ânimo ou entusiasmo, não seremos capazes de mudar nossa atitude ou transformar fundamentalmente nossa vida (Explanação de "Sobre atingir o Estado de Buda, pág. 56).

Fé resoluta é recitar na certeza! É ter total convicção de que a realidade será transformada. "Tenho absoluta certeza da minha capacidade de mudar o que vivo agora!" Pense assim! (Ibidem, pág. 39)

A chave é acreditar. Mesmo o poder incrível dessa Lei não pode se manifestar totalmente numa vida encoberta pela ignorância. Ignorância é a escuridão interior que nos impede de acreditar na Lei Mística e de mantermos nosso foco em nossa própria natureza de Buda e na dos outros (Ibidem, pág. 39)

Concluindo, o Budismo de Nitiren Daishonin explica a vida como Myoho, ou Lei Mística. E ensina uma maneira prática de utilizar o poder dessa Lei. Este gera uma colossal alegria que o habilita a alterar os fenômenos, as circunstâncias e a realidade da sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário