www.bsgi.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Myoho" - A chave para vencer no cotidiano

BS 31 de Julho de 2010. Edição nº 2045

Myo significa místico e ho é a lei ou ensino. Compreende-se Myo como a realidade fundamental que transcende nossa capacidade de perceber; e ho como o mundo dos fenômenos em constante mutação.

O Buda Nitiren Daishonin esclarece que o caminho do meio não é o ponto médio entre dois extremos. É a perspectiva elevada que não se deixa oscilar porque envolve ambas as partes. Outro nome para caminho do meio é realidade fundamental porque transcende a ambos os extremos e manifesta os dois ao mesmo tempo.

Nitiren diz: "Quando observamos nossa própria mente em qualquer momento, não percebemos cor nem forma para comprovar sua existência. No entanto, não podemos dizer que ela não existe pelo fato de incessantes pensamentos nos ocorrer. A mente não pode ser considerada como algo existente nem inexistente. A vida é, de fato,  uma realidade que transcende tanto as palavras como os conceitos de existência e inexistência. Ela não é existência nem inexistência, no entanto mostra carcterísticas de ambas".(END, vol.1, pág. 4.)



A Lei Mística, em outras palavras, é a lei da  vida. A vida está em transformação contínua. Por meio desta Lei o budismo faz o ritmo da sua vida diária se igualar ao ritmo fundamental da vida do próprio Universo.

Uma pessoa que não vive de acordo com o ritmo da lei da vida sofre porque imagina que o seu "eu" é imutável e se apega a ele e a todas as suas posses, tais como riqueza, posição social, fama, entre outros. Ela vive na ilusão de que tudo é estático.

As pessoas tendem a considerar a si próprias como também aos outros de acordo com esses aspectos.  Por mais que os outros tenham se desenvolvido e mudado de vida, nós tendemos a vê-los como eram no passado.

Quando sua vida está em sintonia com a lei, tudo está ao seu alcance. A chave de uma prática  eficiente, transformadora e manifestar o estado do Buda no real presente é o Daimoku. Nos capacita a transformar a realidade de acordo com nossa vontade. O estado de buda se manifesta quando se luta para elevar o próprio estado de vida para destruir as ilusões (escuridão fundamental). A ausência de sabedoria quando concentramos o nosso foco totalmente no mundo material e externo deixando de lado a nossa vida interior gera consequentemente um fraco apoio e caem novamente para seu estado anterior.

O próposito do Daimoku é, em vez de se hospedar num hotel cinco estrelas sem ter condições, você reformar a sua casa, tornando-a um palácio no qual viverá plenamente todos os dias. Portanto, é vital conhecermos os pontos que em nós necessita de reforma, mudá-los e transformar a vida num palácio como o Taj Majal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário