www.bsgi.com.br

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Como as orações são respondidas?

BS, 12 de junho de 2010, edição nº 2039.

Orar corretamente o Nam-myoho-rengue-kyo diante do Gohonzon é eficiente, simples e benéfico. Mas como extrair o máximo dessas orações?

A oração é uma alavança que quando utilizada tendo o Gohonzon como ponto de apoio transforma qualquer situação.

"Deem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Essa frase é atribuída a Arquimedes, inventor, matemático e físico grego. Fazendo uma analogia tem-se a Oração que corresponde a alavanca, o ponto de apoio é o Gohonzon e mover o mundo consiste em agir em prol do Kossen-rufu.

Mas para serem respondidas, a oração precisa  de postura e a convicção de que não há oração sem resposta. Acreditar sinceramente e recitar Daimoku orando diante do Gohonzon com esta convicção é requisito para  produzir benefícios em profusão. Deve ser realizada com foco, fervor e postura certas. Por exemplo, uma atitude vaga e dispersa durante a oração é como atirar uma flecha sem mirar o alvo. Devemos orar com uma forte e apaixonada determinação de concretização, do fundo do coração e com toda a vida - será infalivelmente comunicada ao Gohonzon.

O sentimento de gratição e apreciação potencializa o tempo de realização. O importante é continuar orando até que sejam respondidas.

A oração purifica os desejos, transforma-os em sentimentos sinceros e os converte  em energia vital que impulsiona a agir em prol da conquista. O resultado é sabedoria, força e coragem geradas no momento da oração.

A oração nada mais é do que desejarmos algo de todo o coração: com profunda fé, respeito e amor ao Gohonzon.

Quem responde nossas orações somos nós com fé e esforço. Se nossas orações serão ou não respondidas depende de nós e pode ter vários significados. Mas não há dúvida de que nossa vida começa a mudar de forma favorável a partir do momento em que começamos a orar. A "resposta" é a conquista  de um estado de vida em que tudo passa a ser motivo de alegria e fonte para aumentar ainda mais a boa sorte. Orar gera um estado de vida amplo e forte. E a prática da fé capacita você a assumir a responsabilidade plena da sua própria vida. 

O presidente Ikeda afirmou:

"Nós praticamos uma fé em que nenhuma oração fica sem ser respondida.(...) No entanto, haverá ocasiões (...) que isso não ocorrerá.  (...) no final tudo seguirá a melhor direção possível. Isso fica claro quando depois olhamos para trás. (...) Se todas as nossas orações fossem imediatamente respondidas, acabaríamos a viver de forma indolente, evitando o esforço e o trabalho árduo. A vida é uma sucessão de acontecimentos. Enfrentamos todos os tipos de dificuldades. Assim é a vida. É graças a essa variedade que podemos  conduzir uma existência realizada e feliz. Isso nos dá condições de crescer e desenvolver um estado de vida amplo e forte. (...) O budismo é bom senso. "



A recitação por si só já é o máximo da alegria porque o coloca em contato direto com a Lei Mística e em harmonia com o próprio Universo. Por isso, Nitiren Daishonin recomenda que independentemente do que aconteça, continue recitando o Nam-myoho-rengue-kyo. 

Por isso, não precisa lamentar e nem reclamar. A oração é um momento de fusão com a Lei e deve ser realizada solenemente. Este é o grande tesouro deixado por Nitiren Daishonin que recomenda oramos até sentirmos alegria no coração. Ele não especifica um tempo, pois depende da fé. A oração correta é tão estimulante e empolgante que não dá vontade de parar. 

Imagine uma situação que te incomoda, desanima e irrita. Essa reação negativa acontece proque seu itinen está focado nessa realidade. A oração correta faz você focar na Lei, que possui a máxima energia e sabedoria. Aí, naturalmente, desaparecerão imediatamente as sensações negativas e será criado valor positivo. O benefício é justamente vencer em meio a realidade, qualquer que seja a situação.

No trecho das partes 48 e 50 do capítulo "Kanto" ("Brava Luta", tradução não-oficial) do romance Nova Revolução Humana, vol. 23 de autoria do presidente Ikeda, o seu pseudônimo Shin-iti diz:

"[...] Ao orar, é importante fazê-lo com toda força, determinação e fé de que todos os desejos se tornarão realidade. Como é uma oração em que mestre e discípulos, isto é, os Bodhisattvas da Terra que lutam pelo Kossen-rufu estão unido o coração, não há como os desejos não serem concretizados. Ao recitarem o Daimoku com o juramento Seigan pelo Kossen-rufu, estarão realizando a oração dos Bodhisattvas da Terra. Por isso, nessa oração estará imbuída a força que move todos os deuses e divindades budistas e o grande Universo, e tanto vocês como suas famílias serão protegidos. Seus desejos individuais também serão concretizados. Além disso, orar incansavelmente pelo Kossen-rufu é o caminho direto para conquistar uma elevada condição de vida e relizar todos os desejos. Nesse sentido, é importante que a decisão e a oração sejam muito claras e concretas como, por exemplo: "Hoje eu quero falar sobre a prática da fé para auela pessoa"; "farei com que ela possa participar numa reunião de palestra", ou ainda, "permita-me conseguir um emprego para comprovar a grandiosidade do budismo"; "quero curar essa doença para poder me dedicar ao máximo nas atividades da Soka Gakkai". Quando as orações são concretizadas, uma grande alegira emerge da vida. E isso se tornará uma nova energia e entusiasmo para empenhar-se ainda mais.

Um comentário:

  1. Na horas cruciais de minha vida os ensinamentos do Buda esteve presente comigo, recitando o sutra de lótus encontrei forças para lutar. Agora nesse exato momento estou na frente do meu computador e na minha frente a minha mãe fazendo Daimoku .Muito obrigado pelos objetivos alcançados pela proteção, saúde e sabedoria para minha família .

    ResponderExcluir