www.bsgi.com.br

segunda-feira, 5 de março de 2012

A mensagem do capítulo Hoben (parte 4)

Referência Bibliográfica
DAISAKU, IKEDA. A mensagem do capítulo Hoben. Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2001. Pag.92-98.

O Buda é um grande médico da vida que conduz as pessoas à felicidade

Shô-i-sha-ga.
Qual a razão disso?
Nhô-rai hô-ben.
A razão está no fato de o Buda
Ti-ken hara mitsu.
ser plenamente dotado dos meios
Kai i-gu-sôku.
e do paramita da sabedoria.

Nesta parte, Sakyamuni continua elogiando a imensa sabedoria do Buda.  Até então, ele havia exaltado a sabedoria do Buda do ponto de vista das inúmeras práticas realizadas no passado. Nesse trecho, ele discute o poder da sabedoria para conduzir as pessoas e o estado de vida que o Buda atingiu como resultado dessas práticas.

Nessa passagem, Sakyamuni esclarece por que o Buda usou todos os tipos de histórias sobre relações causais e parábolas para conduzir as pessoas e fazê-las renunciar aos apegos a desejos mundanos.

No capítulo Hoben, Sakyamuni esclarece que o propósito do Buda ao aparecer neste mundo era “abrir o portal da sabedoria do Buda para todos os seres vivos”, “ mostrar-lhes a sabedoria do Buda”, “despertá-los para a sabedoria do Buda” e “induzi-los a entrar no caminho da sabedoria do Buda”.

Esses quatros aspectos da sabedoria do Buda de “abrir”, “mostrar”, “despertar” e “induzir” são chamados “a grande razão” (itidaiji innen, em japonês) pela qual o Buda apareceu neste mundo.

Shô-i-sha-ga.
Qual a razão disso?
Nhô-rai hô-ben.
A razão está no fato de o Buda
Ti-ken hara mitsu.
ser plenamente dotado dos meios
Kai i-gu-sôku.
e do paramita da sabedoria.


No trecho “dos meios e do paramita da sabedoria”, o termo “paramita da sabedoria” refere-se ao aperfeiçoamento da sabedoria.  A palavra sânscrita paramita significa atingir ou aperfeiçoar.

A expressão “plenamente dotado” significa “dotado com”. Tendo aperfeiçoado várias práticas e atingido o profundo estado de iluminação, o Buda possui meios adequados para conduzir as pessoas e é dotado de sabedoria. Por essa razão, pode conduzir as pessoas por um caminho que corresponde exatamente à capacidade delas.

Na parte seguinte, Sakyamuni esclarece especificamente o que tenciona dizer com “sabedoria”. Ele afirma que o Buda possui os poderes da sabedoria de “imensurável benevolência, ilimitada eloquência, poder e coragem. Posteriormente iremos discutir com maiores detalhes.

O Budismo é uma religião de sabedoria. O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda dizia com frequência: “Uma das razões pelas quais as pessoas sofrem hoje em dia porque confundem conhecimento com sabedoria... Conhecimento não é sabedoria. O conhecimento pode ser como uma porta que abre o caminho para a sabedoria, mas, sem dúvida alguma, conhecimento não é sabedoria.”

Nos ensinos pré-Sutra de Lótus, Sakyamuni expôs os seis paramitas como práticas para os bodhisattvas atingirem o estado de Buda. A idéia era que, realizando as seis práticas da doação, observância dos preceitos, tolerância, assiduidade, meditação e obtenção de sabedoria, poderiam aproximar-se do estado de vida do Buda. Entretando, o Sutra dos Infinitos Significados (Sutra Muryogui), declara (conforme citado no Gosho):

“ Se abraçar este sutra, será naturalmente dotado com os benefícios dos seis paramitas sem tê-los praticado (END, vol.1. 72)”

Em outras palavras, mesmo que não pratiquemos os seis paramitas, por abraçarmos o Sutra de Lótus seremos naturalmente dotados com seus benefícios.

O 17º capítulo do Sutra de Lótus, esclarece que o benefício daqueles que compreendem e crêem no Sutra de Lótus quando o ouvem é imensurável. Afirma que seus benefícios serão cem, mil, dez mil, milhões de vezes maiores do que o benefícios de praticar os cinco paramitas (excluído aqui o paramita da obtenção de sabedoria).

O paramita da obtenção de sabedoria é excluído porque é o mais importante entre os seis e pode-se dizer que os cinco paramitas são praticados a fim de atingir o paramita da sabedoria.

Nitiren diz que os praticantes dos últimos dias da Lei (...) não precisam praticar os cinco paramitasEnsina o princípio de “transformar a fé em sabedoria”. A fé correta converte-se em sabedoria.

Por meio da crença no Gohonzon, nós, dos últimos dias da Lei, podemos obter os mesmo benefícios.

Em síntese, aqueles que crêem no Gohonzon e avançam rumo ao Kossen-rufu juntamente com a SGI podem obter o benefício dos seis paramitas.

Abraçar o Gohonzon e avançar junto com a SGI

Exatamente pelo fato de praticarmos a fé devemos nos esforçar para viver cada dia da forma mais sábia possível, tendo como base os princípios de “a fé manifesta-se na vida diária” e “a ação manifesta-se na forma de boa saúde”.
Daisaku Ikeda


Nenhum comentário:

Postar um comentário