www.bsgi.com.br

quarta-feira, 14 de março de 2012

Frases de Nitiren Daishonin

"Todo aquele que espera propagar os ensinos budistas deve assegurar-se de que compreende o tempo. Por exemplo, se um fazendeiro plantar os seus campos no outono e no inverno, mesmo que a semente, a terra e os seus esforços sejam os mesmos de sempre, esse plantio não dará o menor lucro e resultará, pelo contrário, em perda. Se o fazendeiro plantar dessa maneira numa pequena área, sofrerá um pequeno prejuízo. Mas se plantar em alqueires e alqueires, terá um grande prejuízo. Mas se ele arar e plantar na primavera e no verão, então sejam os campos de qualidade superior, média ou inferior, cada um deles dará a parcela correspondente de colheita.


"(...) Dessa firma, que elas optem por crer no ensino ou por caluniá-lo, receberão de qualquer modo a semente da iluminação."(As Escrituras de Nitiren Daishonin, pag. 119)


"Portanto, digo-lhes, meus discípulos, tentem praticar como o Sutra de Lótus ensina, empenhando-se sem poupar suas vidas! Testem a veracidade do Budismo!"


" A fome ocorre como resultado da avareza, a peste decorre da estupidez e a guerra é consequência da ira. Atualmente, o povo do Japão soma 4.994.828 homens e mulheres, sendo pessoas difrentes, mas toas igualmete infectadas pelos três venenos [os três venenos da avareza, ira e estupidez predomina na vida das pessoas nos Últimos dias da Lei]".

"O Sutra do Nirvana diz:'Os diferentes sofrimentos pelos quais todos os seres vivos passam são todos sofrimentos do próprio Honrado pelo Mundo [o Buda Sakyamuni]'. [...] os sofrimentos [compartilhados] que todos os sres vivos estão passando... são os sofrimentos do próprio Nitiren".

“Apesar de várias graves perseguições terem caído sobre mim como chuva e evaporado como nuvens, uma vez que foram em prol do Sutra de Lótus, até mesmo esses sofrimentos não parecem ser sofrimento.”(The Writings of Nichiren Daishonin, pág. 191)

"Por ter exposto este ensino, fui exilado e quase morto. Conforme o ditado: 'O bom conselho dói os ouvidos'. Ainda assim, continuo firme". (WMD-1, pág. 748).

“Se o senhor deseja atingir o estado de Buda, tem somente de abaixar a bandeira de sua arrogância, deixar de lado o bastão de sua ira e devotar-se exclusivamente ao Veículo Único do Sutra de Lótus. Fama e riqueza são meras quinquilharias de sua presente existência, e a arrogância e o preconceito são os grilhões que o acorrentarão numa existência futura”. (Os escritos de Nitiren Daishonin, vol. 1 [END-1] pág. 151).


"Sakyamuni enfrentou as nove grandes perseguições em prol do Sutra de Lótus. No passado distante, o Bodhisattva Fukyo foi atacado com bastões e pedras. Chu Tao sheng foi exilado ao Monte Su, o Sacerdote Fa-tao foi marcado na face, e Aryasimha foi decapitado. O Grande Mestre Tient'ai teve a oposição das sete seitas no norte e três seitas no sul, e o Grande Mestere Dengyo foi difamado pelas seitas da capital, Nara. O Buda, esses bodhisattvas e os grandes santos foram, todos, devotos do Sutra de Lótus mas sofreram grandes perseguições. Se negar que eles praticaram de acordo com o ensinos do Buda, onde, então,  poderá encontrar quem tenha feito? Esta é a era do conflito no qual a Lei Pura foi perdida." (As escrituras de Nitiren Daishonin, pág. 148).


"A prática do Sutra de Lótus é o chakubuku, a refutação das doutrinas provisórias". De acordo com o sentido textual desses ditos dourados, os praticantes de todos os ensinos e seitas provisórias no final serão derrotados e se juntarão aos seguidores do rei da Lei. Virá o tempo em que todas as pessoas, inclusive aquelas de Erudição, Absorção e Bodhisattva, entrarão no caminho para o Estado de Buda, e a Lei Mística somente florescerá por toda a terra. Nesse tempo, pelo fato de todas as pessoas recitarem o Nam-myoho-rengue-kyo juntos, o vento não fustigará os galhos ou ramos, nem a chuva cairá torrencialmente a ponto de cavar o solo. O mundo tornar-se-á como nas épocas de Fu Hsi e Shen Nung na China antiga. Os desastres serão expelidos da terra, e as pessoas se livrarão do infortúnio. Elas também aprenderão a arte de viver longa e plenamente. Perceba que chegará o tempo em que revelada a verdade de que a Pessoa e a lei são eternas. Não pode haver a menor dúvida sobre Pessoa e a Lei são eternas. Não pode haver a menor dúvida sobre a solene promessa do sutra de uma vida pacífica neste mundo. (As escrituras de Nitiren Daishonin, pág. 149).


Quão lamentável é o fato de todo o povo japonês ficar feliz ao ver Nitiren e seus discípulos sofrerem nas mãos dos três poderosos inimigos! O que ocorreu a alguém ontem pode acontecer a si próprio hoje. Nitiren e seus discípulos terão que sofrer apenas por um curto período - o tempo que se gasta para que o orvalho desapareça sob o sol da manhã. Quando nossas orações pelo Estado de Buda forem atendidas e nós vivermos na terra da Lei, quanta compaixão sentiremos por aqueles que estarão sofrendo incessantemente nas profundezas do inferno! Como eles nos invejarão!
A vida lampeja apenas por um instante. Não obstante quantos terríveis inimigos possamos encontrar, expulse todos os temores e nunca pense em apostatar. Mesmo que alguém estivesse para cortar nossas cabeças com uma serra, espetar-nos com uma lâmina, contanto que estejamos vivos, devemos continuar recitando Nam-myoho-rengue-kyo. Então se recitarmos até o momento exato da morte, Sakyamuni, Taho, e todos os outros Budas do Universo virão imediatamente a nós, precisamente como eles prometeram durante a cerimônia no Pico da Águia. Tomando nossas mãos e carregando-nos sobre seus ombros, eles nos levarão ao Pico da Águia. Os dois santos, os dois deuses celestes e as Dez Deusas nos aguardarão, enquanto todos os deuses budistas erguerão um dossel sobre nossas cabeças e desfraldarão bandeiras no alto. Eles nos escoltarão sob sua proteção à terra do Buda. Como descrever tamanho júblio? Nam-myoho-rengue-kyo, Nam-myoho-rengue-kyo.(As escrituras de Nitiren Daishonin - Goshô Maio de 1273, pág. 154).



Nenhum comentário:

Postar um comentário