www.bsgi.com.br

domingo, 11 de dezembro de 2011

Cultive habilidades que façam você brilhar

Edição 2110 - Publicado em 03/Dezembro/2011 - Página A2
Orientações recentes do presidente Ikeda sobre desafios no campo profi ssional
publicadas no Seikyo Shimbun de 18 de agosto de 2011
“Não há nada de errado em ter vários desafios, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Todos eles aumentam nossa experiência de vida. Roma não foi construída em um dia. O mesmo ocorre para se obter sucesso no trabalho. É necessário esforçar-se por um longo tempo.’’
“Na juventude é preciso desenvolver habilidades do tipo que farão com que ganhem o respeito e a admiração dos outros. Nitiren Daishonin ensina que o budismo significa ser vitorioso. Tudo na vida se resume a vitória ou derrota. Para ter sucesso, é importante que você cultive habilidades de algum tipo que o façam brilhar.”
“Dedique o máximo de cuidado e atenção a cada trabalho, tarefa ou atribuição que se dispor a realizar, orando com profunda convicção para esse objetivo e para que possa finalizar seus afazeres gravando com orgulho muitas vitórias. Por meio desses esforços, escreva uma história dourada de triunfos pessoais conquistados um após outro.”
“A vida no mundo real é uma feroz batalha pela sobrevivência. Mesmo que tudo esteja indo bem para alguém até este momento, não há como saber como será o seu futuro. Em última análise, aqueles que recitam Daimoku serão absolutamente vitoriosos. Eles triunfarão empregando
‘a estratégia do Sutra de Lótus’.”
“Uma vida baseada na Lei Mística está no caminho para a prosperidade eterna. Esta é a conclusão do Budismo Nitiren. Recite Daimoku tanto nos momentos de alegria como nos momentos de sofrimento, recite Daimoku sempre, não importando quais sejam as circunstâncias, este é o caminho para alcançar a vitória em todos os aspectos.”

2 comentários:

  1. "PERGUNTA" Sou Seguidor do Budismo de Nitiren Daishounin (o que denominam de Nitiren Daibossatsu). Sempre soube das falsas linhagens heréticas do Namumyouhourenguekyou, Nikko Shounin, o sucessor direto de Nitiren advertiu todos os seguidores de Nitiren logo após o seu falecimento (em 1282) levando consigo o Dai Gohonzon e as cinzas de Nitiren do Monte Minobu. Nitiren deixou documentos de próprio punho outorgando a legitimidade de Nikko Shounin, atraindo a ira de outros monges seniores, que após seu falecimento retiraram-se do Monte Minobu e aderiram às seitas Tendai, Zen e outras, idolatrando imagens de Budas e refutando o Dai Gohonzon. Em suas escrituras Nitiren já advertia sobre os perigos dos falsos sábios que desviariam do verdadeiro ensino. O tesouro do Buda é Nitiren, o Tesouro da Lei é o Dai Gohonzon e o Tesouro do Sacerdote é Nikko Shounin. Nitiren é o Buda da era Mappou e não o Mestre. Nitiren em suas escrituras nunca se igualou.

    Nos ensinos provisórios Sutra Lótus, e em resposta ao discípulo Matsuno, afirmou que a essência do Sutra está no capítulo Houbenpon (2º do SL) e no capítulo Juryouhon (16º do SL) e que os demais seriam apenas complementares. Nitiren já havia deixado a verdadeira prática para todos os seus seguidores, que era: Recitar o Gongyou (os dois capítulos do Sutra Lótus citados acima) e o Namumyouhourenguekyou diante do Dai Gohonzon do Verdadeiro Santuário; fortalecendo a prática da fé com as suas Escrituras.

    No Rissho Ankoku Ron Nitiren refutou as seitas heréticas que perturbavam o Japão no século XIII e advertiu seus seguidores sobre futuras ofensas aos seus ensinos. Temos no Kaimokushou outras advertências sobre as heresias, além das mais de 350 escrituras, de próprio punho, que Nitiren deixou com seus membros e seu sucessor Nikko Shounin.

    ResponderExcluir
  2. "resposta"


    Nitiren Daibossatsu nunca se denominou fundador de alguma religião. MUITO MENOS SER UM BUDA.Ele próprio diz: "Aquele que respeitar Nitiren de forma equivocada gerará o carma infernal".

    Saiba você que devemos nos ater apenas a algumas escrituras deixadas pelo Grande Mestre, ou seja, aquelas que por unanimidade são consideradas verdadeiras. Pois, tratando-se de um Grande Mestre há de se convir que muitas escrituras foram posteriormente CRIADAS, AMPUTADAS ou ALTERADAS por seguidores que desejavam se tornar DETENTORES DA VERDADE. Quanto ao Sutra Lótus não se deve seguir os ensinos provisórios como o próprio nome já diz.

    Quanto às escrituras do Grande Mestre nos atemos essencialmente às escrituras deixadas e escritas por ele após o Atentado de Tatsu no Kuti, e exílio a Sado, quando teve a consciência de ser o renascimento do Jyougyou Bossatsu. Nitiren foi tão fiel e comedido que sequer afirmou isso. Contudo, teve a consciência, pelo que passou, pelo que aconteceria no início da era Mappou, unicamente com aquele que seria o enviado, e ainda assim, somente pela fé, o recebemos dessa forma. Essa também é a forma que não descaracteriza a forma que o Mestre sempre adotou para servir o Gohonzon e seu Mestre o Buda Primordial.

    Nitiren, que ofereceu sua vida e dedicou-se de corpo e alma à expansão do Odaimoku, jamais assumiria a condição única e absoluta de seu Mestre Primordial. Por esses e outros motivos o temos como Grande Mestre, exemplo máximo de quem praticou como devemos praticar para receber as mesmas bênçãos que recebeu.

    Sobre a comprovação da falsidade do Gohonzon que chamam de Dai Gohonzon, é científica. No Japão foi publicado o livro "Itahonzon Guissakuron. Jun.1956" elucidando a impossibilidade de ter existido este tipo de Gohonzon único. Poucos oportunistas conseguiram adquirir este livro antes que a Nitiren Shoshu/Soukka Gakkai comprasse todos e os queimassem. Nunca vimos e nem veremos escrita alguma coisa sobre a existência de tal Gohonzon numa escritura comprovadamente legítima.

    Quanto ao Nikko Shounin, que interpretam como verdadeiro herdeiro de Nitiren, sabe-se que ele recebeu um cavalo, na repartição de bens que Nitiren fez pouco antes de falecer. Para Nishou entregou os pergaminhos do Sutra Lótus. Para Nitirou (seguimos este fiel discípulo) entregou uma estatueta de Buda e a Nikko deuulhe seu cavalo de estimação. Para não dizer que isso é falso, basta verificar os artigos e escrituras antigas que se encontram em poder da Nitiren-Shu e se certificará também de que o escrivão dessa repartição de bens foi o próprio Nikko Shounin.

    Nitiren Daibossatsu em sua mais importante escritura (Honzonshou) cita:

    "Esta imagem sagrada jamais foi revelada nos quarenta e tantos anos de pregação; foi somente nos últimos oito anos que foi revelada nos oito primeiros capítulos do caminho primordial (do 15°.-220.Cap.do Sutra Lótus), limitando-se somente a eles".

    Portanto, não tem que ficar lendo o Houbenpon, ou Jyuryouhon, mesmo porque o próprio mestre proíbe qualquer tipo de recitação (como prática religiosa) de qualquer Sutra, mesmo que seja o Sutra Lótus.

    No Sutra, consta que na era Mappou não nasceriam Budas. Que nasceria o enviado do Buda Primordial o Jyougyou Bossatsu. Esse é Nitiren Daibossatsu.

    Tudo é fundamentado pelo Sutra Primordial e, portanto, elementar.

    Não podemos tratar de interpretações ou imaginarmos isso ou aquilo. Simplesmente devemos ser fiéis- aos ensinamentos do Grande Mestre.

    O Sr. não tem culpa disso, é um praticante que até hoje não teve como suspeitar de nada. Mas, agora que sabe, poderá ter responsabilidade. Pois agora, mais do que nunca, tem a responsabilidade de passar tudo a limpo.

    Esta é a orientação que temos a respeito dos comentários que nos dirigiu. Muito obrigado pela atenção e elo que fez se criar entre nós.

    ResponderExcluir