www.bsgi.com.br

terça-feira, 7 de setembro de 2010

"RENGUE"

BS de 14 de Agosto de 2010 - Edição nº 2047, pág. A6.
Entenda a diferença  entre a "lei de causa e efeito" e a "causalidade da Lei Mística", esta última exposta de maneira revolucionária pelo Buda Nitiren Daishonin

Em carta de Sado, Daishonin salienta que essa visão sobre a retribuição cármica se baseia na 'lei geral de causa e efeito'. De modo implícito, ele diz que o seu budismo não se baseia nessa causalidade geral.(Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol.5,pág.25.)

"Em contraste, a causalidade geral dos ensinos pré-Sutra de Lótus opera com base nos princípio da não-simultaneidade de causa e efeito. Como eliminação de incontáveis faltas cometidas em existências passadas levaria um tempo inconcebível, a transformação do carma nesta existência acabaria sendo algo impossível"(Ibidem, pág. 52.)

A intensão de Nitiren Daishonin ao explicar sobre a lei de causa e efeito e o carma é apresentar um meio prático de transformação da nossa realidade por meio da manifestação do estado de Buda.

O objetivo é transformar. Se a "lei geral de causa e efeito" for a base da nossa vida, a transformação será impossível. Exatamente por isso, ela não corresponde a visão de Nitiren Daishonin porque só conduz a um pensamento pessimista e não transforma.

O presidente Ikeda explica: "A 'causalidade para atingir o estado de Buda' implica eliminar o mal fundamental e manifestar com vigor o estado de Buda - a nona consciência - que existe na essência da vida.

A maneira de viver essa lei não é outra senão a prática do Chakubuku: "refutar o errôneo e revelar o verdadeiro."(Ibidem.) Cumprir a missão de lutar em prol da felicidade de outras pessoas, é justamente esta ação corresponde a viver com base na "causalidade da Lei Mística".

Uma outra forma de ver a causalidade é baseada no caminho do mestre e discípulo. Se fizermos o mesmo tipo de causa que os corajosos devotos de Sutra de Lótus do passado realizaram, ou seja, se mantivermos o mesmo curso de ação e a mesma prática que eles, poderemos obter os mesmos efeitos e resultados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário