www.bsgi.com.br

domingo, 22 de maio de 2011

Uma visão revolucionária do estado de Buda

"Abraçar o Gohonzon é a própria iluminação"


Referência Bibliográfica: IKEDA, Daisaku. Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2001. 66 p.




O ensino para atingir o estado de Buda nesta existência


Um buda é aquele que serviu a centenas, a
milhares, a dezena de milhares, a incontáveis
budas e executou um número incalculável de
práticas religiosas.


De acordo com essa descrição, um buda serviu e praticou sobre a orientação de um número incalculável de budas por um tempo inimaginavelmente longo. Essa prática contínua, repetindo o ciclo de nascimento e morte por muitas existências, tornou-se a causa para a iluminação. Isso é denominado  "pratica para iluminação por um período de incontáveis kalpas."

Kalpas é um período extremamente longo. Os sutras e tratados diferem em suas definições; porém, os kalpa caem em duas categorias, as de duração contável e incontável. Existem três tipos de kalpa contáveis: menor, médio e maior. Uma explanação estabelece a duração de um kalpa menor em, aproximadamente, dezesseis milhões de anos. De acordo com a cosmologia budista, um mundo passa repetidamente por quatro estágios: formação, continuação, declínio e desintegração. Cada um desses quatro estágios dura vinte kalpa menores e corresponde a um kalpa médio. Em conclusão, um ciclo completo forma um kalpa maior. (Fonte: Glossário – Os Escritos de Nitiren Daishonin).
O presidente Toda discorreu o seguinte sobre o significado dessa passagem: "Do ponto de vista dos ensinos de Nitiren Daishonin, o Buda (o Gohonzon) de Nam-myoho-rengue-kyo é a Lei fundamental que dá surgimento a cem, a mil, a dez mil ou a um milhão de budas. Portanto ao recitarmos simplesmente o Nam-myoho-rengue-kyo obtemos mais benefícios do que conseguiríamos servindo pessoalmente a muitos budas por meio de árduas austeridades. O benefício desta única prática equivale de um número incalculável de austeridades realizadas por todos os budas."
Nitiren Daishonin declara em "O Verdadeiro Objeto de Adoração": "Tanto as práticas como as virtudes resultantes que o Buda Sakyamuni alcançou estão todas contidas em uma única frase,  Myoho-rengue-kyo. Se acreditarmos nisso, naturalmente teremos garantido os mesmos benefícios que ele teve." (END, vol.1, pág.72). As práticas para atingir o estado de Buda conduzidas por Sakyamuni e por todos os budas das dez direções pelas três existências e as virtudes que adquiriram como resultado estão todas contidas no Nam-myoho-rengue-kyo.  Este é o princípio de "abraçar o Gohonzon é a própria iluminação" (juji soku kanjin, em japonês).
Atingir o estado de Buda não é algo que só acontece no futuro distante ou em algum lugar remoto. Possibilita a todos atingir o estado de Buda nesta existência.
Toda dizia: "Em contraste aos budas do capítulo Hoben,  que praticaram por dezenas de milhares de anos, podemos completar nossa prática e atingir o estado de Buda simplesmente acreditando no Gohonzon e recitando uma única frase - Nam-myoho-rengue-kyo.
Este ensino possibilita a todas as pessoas atingir rapidamente o cume da iluminação. Em decorrência do estado de Buda podemos visualizar as montanhas que estão ao nosso redor e abaixo de nós e olhar o panorama espetacular da natureza estendendo-se em todas as direções. 

O estado de vida iluminado do Buda está expresso no Gohonzon. E os dez estados de vida estão contidos no Gohonzon. Quando oramos ao Gohonzon estamos buscando evidenciar este estado de vida mais elevado fazendo com que nossa vida torne-se iluminada. Não é necessário ir a algum outro lugar distante nem se tornar uma pessoa especial. Independente de passarmos por sofrimentos ou alegrias, se continuarmos a orar sinceramente ao Gohonzon e agirmos pelo Kossen-rufu, então, exatamente da forma como somos, poderemos nos tornas budas da "essência real de todos os fenômenos" e realizar a missão que somente nós podemos cumprir.
O presidente Toda disse: "O Gohonzon penetra totalmente em nossa vida quando adoramos e recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo.  Quando abrimos os olhos e observamos o Universo, ali encontramos o Gohonzon. E quando fechamos os olhos e contemplamos o interior de nosso ser, o Gohonzon também aparece ali claramente, com uma força cada vez mais poderosa e um brilho cada vez mais resplandecente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário